Usar o Airtrain é, com certeza, a maneira mais barata de sair do aeroporto JFK e chegar em Manhattan – ou qualquer outra parte de Nova York. Os shuttles mais baratos são em média U$ 20,00 por pessoa, enquanto o Airtrain custa só U$ 5,00.
Além de barato, o Airtrain é muito seguro e funciona 24 horas por dia: eu usei pra sair do aeroporto na chegada em Nova York e pra voltar, no fim da viagem, às 2h30 da madrugada.
Pra quem vai sozinho como eu, é importante não levar muitas malas, pra que seja fácil de carregar (ainda que, em todos os percursos que fiz, sempre tivesse elevador ou escada rolante).
Airtrain
O Airtrain passa em todos os terminais do aeroporto e é bem sinalizado, é só seguir as placas pra encontrar (pra quem vai de Copa Airlines, ele fica à esquerda, saindo da área de desembarque).
Eu já tinha deixado salvos no celular o Airtrain e o metrô que precisaria pegar pra chegar ao Airbnb em que me hospedei, mas aproveitei o Wi-fi do aeroporto pra conferir.
Foi ótimo, já que eu pesquisei e salvei durante a semana, mas o metrô que eu precisaria pegar não pararia na minha estação por ser sábado (muitas estações de metrô ficam fechadas pra manutenção nos fins de semana, é sempre bom ficar atento a isso). Por isso, o Google Maps me sugeriu pegar o Airtrain e depois um ônibus, que também é fácil de pegar e aceita o MetroCard.
Chegando na plataforma, é só saber a estação (Jamaica Station ou Howard Beach) e esperar o Airtrain. Os dois param no mesmo lugar, e tem telas que mostram qual é o próximo a chegar. São cerca de 15 minutos até as duas estações, o tempo vai depender do terminal de desembarque.
O pagamento do Airtrain é feito no desembarque, chegando na estação. O cartão (que depois pode ser recarregado na estação de metrô com o passe ilimitado) custa U$ 1,00 e a passagem de Airtrain custa U$ 5,00.
Pra quem volta pro JFK, importante lembrar que o passe ilimitado não é aceito no Airtrain. É preciso recarregar o cartão com U$ 5,00, ainda que restem dias de uso no passe ilimitado.
Metrô
Depois de pagar, é só sair da área do Airtrain e descer até a estação de metrô. Quem pretende andar de metrô por Nova York deve só pagar a corrida de Airtrain, e deixar pra comprar o passe semanal na estação de metrô (nas máquinas de pagamento do Airtrain é possível recarregar o MetroCard com créditos, mas não com o passe semanal ou mensal).
Nas máquinas da estação de metrô, é importante não esquecer de recarregar o cartão que foi comprado pra pagar o Airtrain, pra não precisar pagar mais U$ 1,00 por um novo cartão.
O passe semanal ilimitado custa U$ 32,00 e compensa muito pra quem pretende andar de metrô por lá (táxi e uber são caríssimos e o trânsito da cidade é intenso, metrô sem dúvidas é a melhor opção).
Na tela em que pergunta o ZIP code (CEP) de quem compra, é só digitar 00000 e pressionar enter. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão, assim como o do Airtrain.
Pra quem quiser ver um passo a passo ainda mais detalhado de como paguei o Airtrain e comprei o passe semanal, tem um vídeo mostrando tudo no IGTV no meu Instagram!
Querem receber mais dicas de viagem como essas em primeira mão por e-mail? É só deixar o e-mail abaixo!
⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
Vai viajar? Faça suas reservas pelo blog!
Você não paga nada a mais por isso, garante descontos e eu recebo uma pequena comissão que me ajuda a continuar produzindo conteúdo por aqui!
⠀RESERVE HOTEL OU HOSTEL: Pesquise os melhores preços e faça sua reserva pelo Booking!
⠀RESERVE AIRBNB: Alugue um quarto ou apartamento inteiro pelo Airbnb e ganhe R$ 179,00 de ⠀desconto na primeira reserva!
⠀ALUGUE CARRO SEM IOF: Faça uma cotação entre as melhores locadoras e reserve seu carro sem ⠀IOF pela Rentcars!
⠀COMPRE INGRESSOS: Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas comprando no Get ⠀Your Guide!
⠀CONTRATE SEGURO VIAGEM COM DESCONTO: Faça a cotação entre os seguros de viagem com a ⠀Seguros Promo e receba 10% de desconto!
⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀