Como tirar fotos viajando sozinho

Eu amo tirar fotos nas minhas viagens, mas fazer com que tirassem boas fotos minhas, especialmente viajando sozinha, exigiu paciência e aprender algumas coisas que resolvi compartilhar por aqui agora.
Eu não sou fotógrafa e nunca fiz qualquer curso, por isso essas dicas são pra quem também não tem experiência com fotografia. Nada aqui é regra, é só como eu tiro minhas fotos.

Equipamentos

Todas as fotos que eu posto são tiradas com o meu celular, um iPhone 7. Comprei recentemente uma GoPro, que ainda não usei, e um tripé. Achei o tripé útil pra fotos sentada em cadeiras ou no chão, mas pra fotos de pé, mesmo ele sendo alto, ainda prefiro pedir pra alguém tirar.

Tenho uma câmera, mas, além de eu mesma ainda não saber mexer, acho muito pesada e complicada pra pedir pra alguém tirar fotos minhas com ela.

Dica nº 1: analisar o lugar

Laguna Humantay em Cusco no Peru

Antes de pedir pra alguém tirar a foto, é importante saber como a foto tem que ser tirada. Pra viagens grandes, pras quais me programo meses antes, sempre gosto de ver fotos de outras pessoas nos mesmos lugares, pra ter noção de como são, pegar dicas de quem já foi, e aproveito pra ver qual ângulo funciona melhor nas fotos. Pra isso, entro na localização do lugar pelo Instagram e vejo várias fotos tiradas lá. Quando não faço isso, chego no lugar e caminho por ele, observo bem, tiro fotos da paisagem e então vejo de onde seria melhor que tirassem uma foto minha.

Dica nº 2: não ter vergonha de pedir pra tirarem fotos

Todas as fotos desse post foram tiradas por desconhecidos, e no início confesso que morria de vergonha de pedir. Por isso, acabei ficando sem fotos minhas em vários lugares lindos que conheci, e aí decidi que era perder a vergonha ou ficar sem as fotos mesmo. Pra quem não se importa de tirar selfies isso acaba não sendo um problema, mas, como eu não gosto, pedir foi a solução.

Mesmo que a pessoa pra quem formos pedir não fale a nossa língua (aconteceu muito isso em Nova York, pedi pra várias pessoas que não falavam inglês!), é fácil de entender que a gente quer uma foto. Em cidades com muitos turistas brasileiros, sempre prefiro pedir pra eles.

Fonte no Parque Ibirapuera em São Paulo

Costumo me oferecer pra tirar fotos de casais (eles normalmente amam!) e depois peço pra tirarem fotos pra mim, e também acontece muito de outros turistas me verem tirando fotos e pedirem pra eu tirar pra eles. Tiro várias, do melhor jeito possível, falo onde eles têm que ficar pra foto ficar melhor, e depois peço pra tirarem pra mim também (foi o caso da foto acima, em São Paulo, e da primeira foto do post, no Peru). 

Dica nº 3: limpar a lente do celular

Sempre (sempre, sempre, sempre!) limpar a lente antes de entregar o celular. Isso faz a maior diferença, e hoje em dia consigo ver nitidamente na foto quando a lente está suja. Limpo na roupa mesmo, e também não esqueço de fazer isso quando uso a câmera frontal.

Grafite I choose love no First Street Green Art Park em Nova York

Dica nº 4: ser específico nas instruções

Essa é a parte que foi mais difícil pra mim, mas é a mais importante pras fotos saírem como eu quero: tem que explicar tudo. Deduzir que a pessoa vai pegar o celular e tirar a foto sem reparar em nada (porque é o que normalmente acontece mesmo).

Eu costumava perguntar se a pessoa podia tirar uma foto pra mim, posar, e esperar que milagrosamente estivesse tudo como eu tinha imaginado na foto, mas isso raramente acontece. Foi o caso das fotos acima. Além da má vontade enorme da pessoa pra quem pedi a primeira foto (e aqui vai mais uma dica: fotos tiradas de má vontade sempre saem péssimas. Agradeci pela foto e procurei outra pessoa), ela cortou o prédio, que era exatamente o motivo de eu tirar aquela foto, e pegou uma pessoa que estava do meu lado, o que podia não ter acontecido se eu tivesse explicado como queria.
Por isso tirei a segunda foto, com o prédio inteiro, e mostrei pra outra pessoa pra quem pedi pra tirar foto. Mostrei a primeira foto também, dizendo que eu não queria que pegasse toda a minha perna, porque o foco era o prédio mesmo. Quando eu já chego mostrando como quero que fique, normalmente as pessoas reparam muito mais em tudo, e sempre me pedem pra ver a foto e dizer se ficou boa. Nesse caso, a terceira foto acima não foi a primeira que a outra pessoa tirou, porque antes ela cortou a ponta do prédio e me perguntou se estava boa a foto. Eu disse que tinha gostado do ângulo, mas perguntei se ela poderia tirar mais uma pegando o prédio até o topo. Ela aceitou e tirou essa última foto.

Top of the Rock no Rockefeller Center em Nova York

Sei que pode ser cansativo, por isso disse que nada aqui é regra. Eu tenho paciência pra isso e reparo em tudo na foto, então peço várias vezes até sair como quero. Raramente peço pra uma pessoa só tirar, porque demora mesmo até alguém acertar tudo o que eu quero (mas também tem exceções, como a foto acima, que é uma das minhas preferidas da vida e saiu de primeira, sem mostrar outra foto ou especificar nada). No início eu ficava com vergonha de pedir pra várias pessoas, acabava desistindo de ter a foto exatamente como queria, mas com o tempo vi que eu preferia ser insistente e no fim conseguir a foto como imaginei.

Pra quem quiser ver o tripé e a GoPro que comprei, mostrei as compras que fiz na B&H em Nova York no Instagram, está tudo salvo nos destaques dos stories.

Me contem se gostaram das dicas que posso fazer outro post falando mais sobre isso, já que tem outras coisas que não falei aqui porque achei que o post ficou longo demais. Se quiserem, posso falar também sobre tratamento das fotos e mostrar como edito todas elas!


6 comentários sobre “Como tirar fotos viajando sozinho

  1. Bárbara, isso que você faz é muiiito difícil de eu conseguir… sou ansiosa demais para ter a paciência que você tem e achei que tivesse cara de pau pra pedir às pessoas, mas depois deste seu relato, vi que não tenho nenhuma!! Se a pessoa aceita, eu a deixo tirar a foto e agradeço, rapidinho, pra liberar a pessoa, logo, fique a foto boa ou péssima(o mais comum de acontecer!) Por isso, na última viagem que fiz, usei bastante o pau de selfie…Ficaram legais, mas… não se comparam às suas. Dicas muito legais para eu tentar, quem sabe, um dia!! Valeu!
    😃😍😁

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s